Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Sala de Práticas Didático-Pedagógicas

O subprojeto Sala de Práticas Didático-Pedagógicas tem por objetivo subsidiar o planejamento e implantação de laboratórios voltados para disciplinas prático-pedagógicas, envolvendo tanto práticas específicas das áreas de conhecimento relacionadas às Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas, Biologia, Física e Química, quanto práticas relacionadas a problematizações sobre a profissionalidade docente, em suas dimensões política, ética e estética. Sendo assim, os espaços de laboratório vislumbrados neste subprojeto apresentam como principal característica a versatilidade e multifuncionalidade, de modo a favorecer tanto o ensaio de experimentos científicos, quanto a proposição de experiências estéticas, na perspectiva de configurarem-se como espaços de discussão fundamentada sobre a práxis docente.

Marco Antonio B. Filho

Doutor em Ciências – Química Orgânica – pela Universidade de São Paulo (USP). É professor adjunto da UFABC.

Bruno Rafael Santos de Cerqueira

Doutor em Ensino de Ciências – modalidade Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor adjunto da UFABC.

Maria Candida Varone de Morais Capecchi

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora associada da UFABC.

Mayara Godoi de Lima

Estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas da UFABC.