UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Estudantes da EMEF Paulo Duarte vivenciam a rotina universitária em visitas formativas à UFABC

Ações realizadas pelo PRILEI incluíram atividades práticas e dinâmicas de aprendizagem desenvolvidas e aplicadas pelos alunos das Licenciaturas da UFABC

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Duarte participaram de uma série de atividades formativas na Universidade Federal do ABC (UFABC), no câmpus Santo André, promovidas pelo subprojeto “Aproxima!” do  Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral (PRILEI). As ações, organizadas ao longo do mês de agosto e setembro, tiveram como objetivo conectar os estudantes da Educação Básica ao ambiente universitário, promovendo experiências pedagógicas significativas e de integração com a comunidade acadêmica.

As visitas foram organizadas em dois eixos principais: a participação em aulas das disciplinas de Licenciatura e as visitas pedagógicas com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. No primeiro eixo, os estudantes da Escola Paulo Duarte participaram de atividades planejadas pelos próprios licenciandos das disciplinas de Prática de Ensino de Ciências e Matemática e Práticas do Ensino de Biologia e Aprendizagem, além de conhecerem as dependências da universidade e vivenciarem parte da rotina acadêmica. 

Para Danusa Munford, docente do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC e Coordenadora do PRILEI na instituição, a experiência também representa uma oportunidade fundamental para os licenciandos do curso noturno:

Eu acho que essa ação é fundamental principalmente para os nossos estudantes de licenciatura do noturno que acabam tendo pouco contato com os estudantes da escola básica. Então tem sido muito importante porque eles têm essa oportunidade de estar com os estudantes do ensino fundamental, dos anos finais, planejarem as ações ao longo das disciplinas e depois aplicarem o que planejaram com os alunos”, explica Danusa.

Já o segundo eixo contemplou as visitas pedagógicas organizadas pelo subprojeto “Acompanha” do PRILEI, nas quais os alunos participaram de experimentos nos laboratórios de Ciências e de atividades desenvolvidas em parceria com as áreas de Ciências Humanas e da Natureza. 

Para a professora Débora Espada Catarino, da EMEF Paulo Duarte, a parceria com os subprojetos do PRILEI e a UFABC tem sido fundamental para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Ela conta que alguns bolsistas do PRILEI atuam na escola apoiando as atividades de laboratório na montagem e uso de equipamentos, na realização de experimentos e na monitoria das atividades desenvolvidas pelos alunos. 

A professora destaca ainda o papel formativo das das ações realizadas na UFABC com os alunos da escola:  “Isso é muito importante, porque os nossos alunos, que vêm da periferia e da rede municipal, passam a vislumbrar um futuro em que terão portas abertas. Essa interação entre eles é muito enriquecedora, e nós, professores de Ciências, estamos sempre incentivando e trazendo-os para participar dessas experiências”, revela Débora Catarino

Entre as atividades planejadas e aplicadas pelos estudantes das Licenciaturas, as oficinas e dinâmicas propostas integraram diferentes áreas do conhecimento e aproximaram os conteúdos escolares da realidade dos alunos. Foram realizadas, por exemplo, a oficina do barro, que apresentou a diversidade de culturas indígenas do Brasil, a extração e infusão de chás e a dinâmica sobre vacinação, com a produção de slogans e cartazes. 

Em outra visita, os estudantes também participaram do jogo “detetives da saúde”, voltado ao sistema imunológico e vacinas, de uma dinâmica sobre DNA e câncer, além de práticas envolvendo movimento, velocidade e segurança. Outras propostas incluíram experimentações sobre a composição do ar, a criação de filtros de água domésticos, atividades de circuitos com protoboard e reflexões sobre usinas hidrelétricas e seus impactos ambientais. 

Também estiveram presentes dinâmicas de geometria com geoplano, práticas interdisciplinares sobre a propagação do som, debates sobre projeções cartográficas e distorções territoriais, além de experiências de separação de misturas, entre muitas outras que proporcionaram momentos de aprendizado significativo e participativo.

Essas visitas demonstram como a colaboração entre escola e universidade pode transformar o aprendizado, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Enquanto os alunos da EMEF Paulo Duarte vivenciam aulas, laboratórios e atividades práticas, os estudantes da UFABC têm a chance de experimentar o papel de professor e testar suas ideias em um contexto real. Essa interação promove descobertas, motiva os alunos e fortalece a relação entre educação básica e a universidade, abrindo caminhos para aprendizagens significativas para todos os envolvidos.