UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Documentário “Casco Pós-Balsa” é lançado no X Congresso de Extensão e Cultura da UFABC abordando cultura e território

O evento de lançamento da obra foi aberto ao público e contou com relatos sobre o projeto do ponto de vista dos próprios bolsistas envolvidos, a exibição inédita do documentário e, por fim, apresentação do coro UFABC.

Durante a cerimônia, a relevância do projeto foi destacada pela Vice-Reitora da UFABC, Mônica Schröder, apontando o impacto social das ações de extensão e cultura desenvolvidas na Universidade.

“O projeto que resultou no documentário é um exemplo dos mais representativos e mais significativos da articulação entre experiências extensionistas, artísticas e educacionais, porque esse projeto resulta simultaneamente da expressão dos territórios e de processos formativos do corpo discente da UFABC”, destacou a Vice-Reitora.

O documentário compartilha a história das intervenções do Casco Pós-Balsa e os registros realizados na região, a partir da criação de produções artísticas e pedagógicas desenvolvidas pelos participantes do projeto junto à comunidade local.

Essa integração entre o projeto e a comunidade proporcionou aos estudantes envolvidos uma ampliação de seus olhares sobre as possibilidades das práticas pedagógicas, como apontou a estudante Evelyn Martins, estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Extatas (LCNE) da UFABC e bolsista do PRILEI. “Essa vivência reforçou para mim a importância de uma prática pedagógica que considera os alunos com sujeitos e compreende o espaço escolar como um tecido social muito amplo”, conta a estudante.

Além disso, ela aponta ainda a importância da valorização dos territórios e suas dinâmicas nas ações educativas. “O Casco e o conteúdo acadêmico se entrelaçam com as expressões culturais e artísticas desse território, que fortalece esses sentimentos de pertencimento e de valorização da identidade local, tanto para estudantes quanto para futuros educadores, como a gente”, concluiu.

Documentário

O documentário remonta as etapas de pesquisa territorial, produções artísticas e atividades pedagógicas, junto à comunidade escolar da E. E. Omar Donato Bassani, localizada no distrito de Riacho Grande, extremo sul de São Bernardo do Campo, essa área faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Riacho Grande, destinada à preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica e da qualidade da água da Represa Billings.

Ao decorrer da narrativa, os moradores compartilham lembranças da infância, relatos de organização comunitária e dificuldades enfrentadas pela região. O documentário se sobressai pela forma como integra arte, educação e pertencimento. A pós-balsa é representada não só como um local de isolamento, mas também como um espaço de criação e escuta, no qual a identidade local é valorizada. Um dos relatos do documentário é de um artista residente chamado Gustra Martin, que declara: 

“Eu nasci e fui criado aqui na região, então a minha ótica se desenvolveu aqui dentro desse território. E aí surgiu o Casco que me trouxe uma outra ótica para o território onde eu já vivo. As pessoas que moram do outro lado da balsa chamam a gente de pé de barro de uma forma preconceituosa. “Então, ó,os pés de barros vindo”, os motoristas às vezes vão esperar a balsa chegar e falam: “Vamos esperar os pés de barro chegar”. Então, através disso, eu comecei a entender, de uma forma diferente essa apropriação do próprio “pé de barro”, que eu sou um pé de barro. Hoje eu consigo ver de outra forma as possibilidades de fazer, do fazer com barro. Eu comecei a entender isso, de marcar o meu pé no território, de tá resistindo aqui e começou essa pesquisa com a própria condição do barro mesmo. E aí eu descobri um pouco mais desse fazer artístico que já existe aqui na região.”

Ficha técnica

Equipe de coordenação: Luciano Nascimento, Paola Fabres e Samon Noyama

Equipe de pesquisa: Breno de Souza Julio, Flavia Silva Pinto, Graziela Ramos e Moroni Henrique

Equipe de artistas e colaboradores: Edu de Barros, Gustra Martin, J. Pavel Herrera, Karlla Girotto, Lis Haddad, Mônica Ventura, Vinicius Barajas, Matheus Nogueira, Celso Marcelino e Walter Alves.

Equipe de Acompanhamento curatorial: Bruna Fernanda e Paula Borghi

Equipe de ação pedagógica: Evelyn Martins, Lorena da Silva Faria e Marcos Vinicius Silva

Equipe de produção fotográfica e audiovisual: Kim Costa Nunes, Pedro Casagrande e Vítor Nassar Guimarães