UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

PRILEI no EREBIO: Formação docente na UFABC e uma proposta para a construção de espaços coletivos

Durante a participação no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia e Semana das Licenciaturas na UFABC, ocorridos entre os dias 23 e 25 de maio, a bolsista do PRILEI Simone Marques Sampaio compartilhou reflexões sobre a importância de espaços coletivos na formação docente, tema central de sua comunicação oral apresentada ao lado de Grazielle Ferreira Sanches de Lima, João Pedro Casella Andrade e Bruna Daniele Silva dos Santos.

Com o título “Formação docente na UFABC e uma proposta para a construção de espaços coletivos”, os autores partiram de uma inquietação recorrente entre educadores e licenciandos: como romper com a fragmentação que permeia os espaços acadêmicos e fomentar uma aprendizagem verdadeiramente dialógica e integrada entres os licenciandos? Segundo Simone:

Enquanto Núcleo de Formação e Pesquisa e utilizando da vantagem de estarmos no PRILEI, nosso trabalho surgiu como possibilidade para criar esse espaço e foi nesse sentido que promovemos o primeiro encontro formativo que teve o lattes como temática.”

A motivação para levar o projeto ao evento também carrega uma intenção formativa: estimular a presença ativa do grupo de pesquisa em encontros acadêmicos. E o esforço surtiu efeito: “o EREBIO, em especial, promoveu a aproximação com meu grupo e pudemos perceber pontos positivos e de melhorias no nosso trabalho, revelando um outro aspecto não previsto que é onde, além de apresentar o trabalho para outras pessoas e ter os feedbacks delas, pudemos avançar no trabalho interno, fortalecendo nossa pesquisa e compreensões de nossa própria formação.”, contou Simone.

Ainda segundo a autora, a principal conclusão do trabalho foi “A necessidade de nos colocarmos enquanto sujeitos e sujeitas ativos(as) em nossa própria formação assumindo o compromisso para com o trabalho formativo e que essa construção é (e deve ser) coletiva”.

Os autores tem a perspectiva de continuar suas reflexões a respeito do tema e fazer novas publicações num futuro próximo.

PRILEI

PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.