Atividade teve como objetivo compartilhar experiências e discutir novas ideias para a continuidade e expansão do programa com a adesão de novas instituições
Representantes do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC), participaram, na última sexta-feira (21/02), de uma visita organizada pelo Ministério da Educação (MEC) à Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Campinas (Unicamp).
O objetivo do atividade foi compartilhar as experiências obtidas a partir do primeiro edital do PRILEI com a comunidade da FE – Unicamp, discutindo possibilidades para a adesão da Universidade em ações futuras do programa.
Durante as discussões, Luciana Magri de Melo Munhoz, Coordenadora Geral de Formação de Professores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ressaltou a importância que os programas institucionais, como o PRILEI, têm alcançado nas políticas voltadas à melhoria da Educação Básica, especialmente no que diz respeito à formação quantitativa e qualitativa de professores.
“Os resultados obtidos pelas redes vinculadas ao PRILEI, considerando as especificidades de cada instituição participante, têm se mostrado muito significativos em relação à diminuição da evasão dos cursos de Licenciatura e apontam uma melhoria na formação desses futuros professores a partir da implementação de ações inovadoras, especialmente na perspectiva do Ensino Integral”, destacou Munhoz em sua apresentação.

As especificidades institucionais e a diversidade de ações do PRILEI também foram abordadas por Wesley Góis, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC e Coordenador Geral do PRILEI – UFABC, ao revelar que as iniciativas propostas pelo PRILEI foram adaptadas de acordo com as necessidades das Licenciaturas da UFABC.
“Pelo caráter interdisciplinar dos nossos cursos e pelas características dos parceiros que compõem nossa rede, as ações previstas no início do projeto foram sendo readaptadas para garantir que os objetivos propostos fossem alcançados de maneira efetiva”, explicou Góis.
As apresentações, conduzidas por Guilherme do Val Toledo Prado, Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e Diretor Associado da FE – Unicamp, contaram ainda com relatos de Flávia Silva Pinto, aluna da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) da UFABC e bolsista do programa, e dos pesquisadores Orlando Coelho e Tárcio Minto Fabrício, respectivamente Coordenadores dos subprojetos “Acompanha” e “Portal Educa” do PRILEI-UFABC.
O encontro foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas, permitindo uma interação entre os participantes e fomentando a discussão de novas ideias para a continuidade e expansão do PRILEI com a inclusão de novas instituições parceiras.
PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.
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