Relato foi apresentado em trabalho intitulado “Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos sob uma perspectiva de educação para humanização: uma aula sobre vida”
Durante o VI Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO – Regional 1), a estudante Graziela Lohara Ramos Corrêa, licencianda na Universidade Federal do ABC (UFABC), apresentou uma comunicação oral sobre sua atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade está vinculada ao PRILEI por meio do subprojeto Escola Parceira.
Com o trabalho intitulado “Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos sob uma perspectiva de educação para humanização: uma aula sobre vida”, a estudante apresentou sua experiência na Escola Estadual Presidente Wenceslau Braz, conhecida como Gonzaguinha, situada na região de Heliópolis. A proposta do estudo foi refletir sobre o papel da EJA como um espaço para formação crítica, afetiva e cidadã, com base em uma abordagem que valoriza a trajetória dos alunos e seus saberes do mundo.
“A EJA no Gonzaguinha nos provoca a pensar sobre como a educação pode atuar diretamente na construção da leitura de mundo e na transformação das relações de trabalho e de vida dos alunos”, afirma Graziela. Em sua fala, a estudante trouxe também referências do pensamento de Paulo Freire, especialmente o conceito de “palavramundo”, que propõe uma relação integrada entre linguagem e realidade. Nesse sentido, a escola não é apenas lugar de aprendizagem formal, mas um território de pertencimento e cultura.
O estudo destacou os obstáculos que os estudantes da EJA enfrentam, como o cansaço após extensas horas de trabalho, a falta de políticas públicas sólidas para a área e a precarização da qualidade do ensino noturno. Mesmo assim, ela argumenta que esses contextos não devem ser considerados obstáculos, mas sim pontos de partida para a criação de práticas pedagógicas sensíveis e transformadoras. “A escola pertence aos estudantes da EJA no momento em que ela se torna possível em suas vidas — e esse pertencimento precisa ser reconhecido e valorizado”, aponta Graziela.
Além de apresentar sua comunicação oral, ela também atuou como voluntária na organização do evento e participou das demais atividades como ouvinte. Para ela, encontros como o EREBIO são fundamentais para fortalecer a troca de experiências e ampliar o diálogo entre universidade, escola e comunidade. “Eventos assim nos permitem divulgar o que temos feito na formação docente, mas também ouvir, aprender e construir redes. É uma oportunidade de fortalecer a presença da universidade nos territórios e de cultivar uma cultura coletiva de encontros e debates”, afirma a estudante.
Os trabalhos apresentados no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores e 5ª Semana das Licenciaturas da UFABC em breve serão disponibilizados na integra pela comissão organizadora dos eventos. Mais informações estão disponíveis em https://erebioregional1.com.br/.
PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.