Atividade ocorreu no último dia 11 de abril no campus Santo André da UFABC
O Núcleo de Pesquisa e Formação do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC) realizou, no último dia 11 de abril, no campus Santo André da UFABC, sua primeira ação de formação para os bolsistas do programa, a “Oficina de Lattes”.
A oficina, de acordo com João Pedro Casella Andrade, estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE-UFABC) e um dos organizadores da atividade, teve como objetivo central oferecer um espaço formativo para pensar e enriquecer o currículo Lattes, não apenas como uma ferramenta burocrática, mas como uma forma de reconhecer e dar visibilidade às experiências e caminhos profissionais de cada estudante.
A formação teve como momento inicial a apresentação dos bolsistas, que compartilharam suas histórias e vivências ao longo da graduação, com relatos sobre os desafios enfrentados nas práticas docentes e as diferentes descobertas que marcaram suas jornadas.
Em um segundo momento da formação, os organizadores distribuíram alguns cadernos, convidando os participantes a revisitar sua trajetória acadêmica. “Esses cadernos podem ser entendidos como pequenos diários nos quais, para além do registro, estão também as reflexões sobre as atividades acadêmicas realizadas, servindo como um acervo de memórias e subjetividades”, explica Andrade.
Posteriormente, os bolsistas foram orientados a acessarem seus currículos Lattes, tirarem dúvidas e aprimorarem seus perfis, valorizando suas produções e vivências construídas na Universidade.
Para, Thainá Fernandes Barbosa, estudante da LCNE-UFABC e participante da oficina, a oportunidade foi muito enriquecedora por permitir uma maior integração entre os bolsistas do projeto e um momento de reflexão coletiva sobre suas trajetórias formativas.
“Além disso, foi muito interessante conhecer as produções dos nossos colegas a partir de seus currículos Lattes e poder trabalhar nossos próprios currículos conjuntamente”, destaca Barbosa.
O Núcleo de Formação e Pesquisa do PRILEI é formado pelos bolsistas Simone Marques Sampaio, João Pedro Casella Andrade, Bruna Daniele Silva dos Santos, Grazielle Ferreira Sanches de Lima.
PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.
Deixe um comentário