Evento acontece entre os dias 23 e 25 de abril na UFABC
Onze trabalhos desenvolvidos por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC), foram aprovados para apresentação no VI Encontro Regional de Ensino de Biologia (VI EREBIO).
As pesquisas selecionadas apresentam uma perspectiva interdisciplinar sobre práticas e metodologias de ensino, teorias da educação, questões curriculares, educação em espaços não formais, educação de jovens e adultos, educação inclusiva e, por fim, formação de professores.
O número de trabalhos selecionados para apresentação reflete o compromisso dos estudantes bolsistas e do programa com a inovação pedagógica na perspectiva da educação integral.
O VI EREBIO será realizado entre os dias 23 e 25 de abril no campus Santo André da UFABC, com o tema ‘Ensino de Biologia e Interdisciplinaridade: práticas que atravessam, travessias que (a)colhem’. O evento ocorrerá em conjunto com o 2º Simpósio de Programas Institucionais de Formação Inicial de Professores e a 5ª Semana das Licenciaturas da UFABC.
Confira os trabalhos aprovados para apresentação:
Uma experiência interdisciplinar de leitura-escrita da palavramundo na alfabetização de jovens e adultos: da terra ao território
Autor: Breno de Souza Julio
Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva de projetos de conscientização socioambiental
Autoras: Giovanna Barbosa Vital, Fabiana Lima de Queiroz, Rosalva de Sousa Barbosa, Adriana Rocha Pereira do Nascimento, Danusa Munford
Ensino de Ciências para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Adaptações de PECS como Recurso Pedagógico
Autoras: Nicoly de Paula Nunes e Nyla Gabrielly Silva Dias
Avaliação Participativa em uma Feira de Ciências
Autoras: Rebeca Maria Dantas, Ana Regina de Oliveira Hungaro, Adriana Pugliese
A Rua como Ágora: Reflexões sobre Museus, Periferia e Sociedade
Autores: Hillary Cristina de Arruda Morgado, João Pedro Casella Andrade e Adriana Pugliese
Uso de jogo didático de cartas para abordar concepções alternativas sobre a transmissão da Influenza
Autoras: Gabriela Paixão de Souza e Fabiana Lima de Queiroz
Formação docente na UFABC e uma proposta para a construção de espaços coletivos
Autores: Simone Marques Sampaio, Grazielle Ferreira Sanches de Lima, João Pedro Casella Andrade e Bruna Daniele Silva Dos Santos
Saberes tradicionais indígenas e o currículo da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Autoras: Alice Oliveira da Cruz e Adriana Pugliese
BNCC – Ensino Médio e Cidades Educadoras: um primeiro olhar sobre a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Autores: Alice Oliveira da Cruz e Tárcio Minto Fabrício
Percepções sobre meio ambiente de frequentadores da Escola Parque do Conhecimento Sabina em Santo André – SP
Autores: Verônica Asbel Pires e Tárcio Minto Fabrício
Experiência: reflexões entre o fracasso e o afeto em um contexto de violência
Autores: Luiz Gustavo C. Priviatelli, Ben Borges Silva e João Vitor Granata de Siqueira
PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.
Deixe um comentário