Encontro contou com balanço das atividades desenvolvidas e planejamento de futuras ações do programa
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC) realizou no último dia 14 de março sua primeira reunião geral de 2025.
Contando com cerca de 40 participantes entre estudantes, pesquisadores, professores e coordenadores, o encontro teve como objetivo apresentar um balanço das atividades desenvolvidas e planejar as ações do programa para o ano de 2025.
As discussões, conduzidas por Wesley Góis, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS – UFABC), e Danusa Munford, professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH – UFABC), ambos coordenadores gerais do programa, abordaram as diversas contribuições do PRILEI – UFABC no fortalecimento de ações inovadoras para a formação de professores.
Em sua fala inicial, Munford destacou o papel de protagonismo do PRILEI – UFABC no “2º Ciclo Formativo do PRILEI”, realizado no Ministério da Educação (MEC), em dezembro de 2024, e na mesa-redonda “Programa Mais Professores e PRILEI: possibilidades de parcerias entre universidades estaduais e federais”, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE – Unicamp) em fevereiro.
“As apresentações das ações do PRILEI nesses dois eventos permitiram compreender a relevância que o programa vem assumindo no desenvolvimento de práticas inovadoras na formação de professores e, consequentemente, no fortalecimento das Licenciaturas Interdisciplinares (Lis) na UFABC”, apontou a professora.
Outro destaque da reunião foi a apresentação de novos subprojetos do programa , com especial atenção às iniciativas de internacionalização das LIs, articulação de um núcleo de pesquisa sobre as Licenciaturas e, por fim, de de aproximação com novas escolas do ensino básico para acompanhamento dos estágios supervisionados.
Esse último subprojeto, coordenado por Caio Costa Freire, professor visitante do CCNH – UFABC, tem como objetivo mapear e avaliar a atuação dos estagiários das LIs, identificando dificuldades e aproximando ainda mais a Universidade das escolas onde os estudantes realizam seus estágios obrigatórios.
“Os resultados já alcançados na primeira avaliação dos dados apontam aspectos importantes, como as dificuldades burocráticas enfrentadas pelos estudantes e a ausência de estrutura adequada de algumas das escolas para o desenvolvimento das atividades dos estagiários. A partir disso, poderemos propor alternativas de aproximação com essas escolas buscando a superação de tais obstáculos”, explicou Freire.
Ainda de acordo com Munford, a emergência dos novos subprojetos no programa é um resultado direto das iniciativas colocadas em curso anteriormente.
“A realização das ações do PRILEI – UFABC pelos subprojetos já em andamento permitiu a identificação de novas demandas para formação dos estudantes das LIs. Diante disso, as novas iniciativas poderão lançar uma maior atenção para essas questões e planejar estratégias de intervenção”, concluiu Munford.
A reunião contou ainda com uma sessão de pôsteres, apresentados por estudantes participantes do “2º Ciclo Formativo do PRILEI”. Tal atividade promoveu a integração entre os participantes dos diversos subprojetos do programa, servindo também como forma de acolhimento dos novos integrantes da equipe.





PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciadas em 2020, nos períodos noturno e diurno.