Casco promove troca de experiências artísticas e pedagógicas entre UFABC e comunidade da região do Pós-Balsa

Região de atuação do projeto está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Riacho Grande.

Situada no distrito de Riacho Grande, extremo sul de São Bernardo do Campo, esse território faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Riacho Grande, destinada à preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica e da qualidade da água da Represa Billings. Devido à barreira natural imposta pela represa, a região desenvolveu-se de forma isolada do centro urbano, mas mantém um papel crucial na preservação de mananciais e na conscientização ecológica.

Nesse contexto, o projeto Casco Pós-Balsa busca estabelecer vínculos entre o território e a UFABC, incentivando atividades de pesquisa e criação artística que envolvam alunos e pesquisadores da universidade, artistas e a rede pública de ensino. A metodologia do projeto baseia-se na lógica de residência artística, criando instâncias de integração imersivas e interdisciplinares entre educadores, produtores culturais, ambientalistas e moradores locais.

Nos últimos meses, os bolsistas do projeto realizaram estudos e levantamentos de dados históricos, socioeconômicos e educativos sobre a região e também mapearam organizações culturais, representantes e entidades locais.

A partir de setembro, o projeto entrará na fase de produção de trabalhos artísticos, reunindo diferentes produtores culturais para criar obras conectadas ao território. Essas produções serão posteriormente adaptadas e traduzidas em ações pedagógicas, utilizando a arte como ferramenta de engajamento e educação.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas entrando em contato com a coordenação da equipe pelo email cascoresidencia@gmail.com

PRILEI