Ação foi realizada no campus São Bernardo da UFABC
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC) promoveu, no último dia 01/08, a ação “Artes na UFABC: vivências e proposições artísticas na universidade” no campus São Bernardo da Universidade.
O evento, organizado pelo subprojeto “Acompanhamento” contou com apresentações e rodas de conversa promovidas pelos coletivos Negro Vozes, coletivo de Pais e Mães e os coletivos estudantis DALI e Bloco Estudantil, tendo como objetivo discutir o papel da promoção da diversidade artística e cultural na Universidade como um componente importante para o acolhimento e a formação.
Para Bruno Viçoso, estudante dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e de Licenciatura em Ciências Humanas, eventos do tipo colaboram na transformação de espaços de convivência em lugares de reflexão para a comunidade universitária. Além disso, a ação “tem grande importância ao estimular os estudantes a refletirem sobre arte na universidade, além de engajar o público a dialogar com os artistas e entidades da instituição”, afirma.
Nikolas Sanchez, estudante do curso de Ciência de Dados e integrante do coletivo UFABCirco, foi um dos participantes da ação realizando uma apresentação de mágica. Ele afirma que o evento foi uma oportunidade de extrema relevância para aproximar diversos coletivos e manifestações culturais ao universo acadêmico. Além disso, para ele a ação também gera uma sensação de pertencimento “principalmente por poder comunicar e representar em favor de um grupo de pessoas dedicadas a fazer a diferença através da arte”, reflete.
PRILEI
O PRILEI (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares com ênfase na Educação Integral) é um programa especificamente voltado para a inovação de Licenciaturas, com destaque à questão da interdisciplinaridade, envolvendo, em nosso caso, a constituição em rede que tem como líder a UFABC e as parceiras USP (na figura da Cátedra Alfredo Bosi do IEA-USP) e UniSantos. Os cursos da UFABC envolvidos no projeto, dada a sua clara natureza inovadora e interdisciplinar, são a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e a Licenciatura em Ciências Humanas (LCH), com as primeiras turmas iniciando em 2020, nos períodos noturno e diurno.